A realidade sobre os carros elétricos, seja no Brasil ou no mundo não é uma novidade para o leitor, mas esta mudança traz desafios e oportunidades.
Neste sentido, para acelerar a expansão destes veículos, é preciso encarar de frente muitos desafios.
Vamos, neste artigo, destacar 3 desafios e soluções imaginadas. Veja:
Desafio 1: preço acessível
O preço ainda é um dos principais obstáculos. Em linhas gerais, eles são mais altos do que os veículos à combustão, o que faz parecer um sonho distante para a maioria da população, e impede a escalada dos veículos elétricos no Brasil.
Solução: incentivos e parcerias
Por exemplo: para combater isso, Governos Estaduais e Federal precisam trabalhar políticas de incentivos, como isenção de ICMS e IPVA para veículos elétricos e híbridos. Além disso, desenvolver parcerias entre empresas e Governos pode estimular a produção local, com redução de custos e tornando esses veículos acessíveis.
Desafio 2: infraestrutura de recarga
A falta de uma infraestrutura de recarga ampla e acessível é outro grande desafio. Sem lugares suficientes para recarregar, a praticidade dos carros elétricos fica comprometida.
Solução: expansão da rede de carregamento
Todavia, a boa notícia é que o número de pontos de recarga (eletropostos) está crescendo no Brasil. Empresas privadas e iniciativas públicas estão investindo na expansão dessa rede, tornando a recarga mais fácil, assim como abastecer um carro a combustão.
Desafio 3: conscientização e educação
Muitos brasileiros ainda têm dúvidas sobre a eficácia, a autonomia e a durabilidade dos carros elétricos, o que cria uma barreira psicológica à adoção.
Solução: campanhas de informação e test-drives
Contudo, campanhas educativas e a oportunidade de experimentar um carro elétrico podem mudar essa percepção. Mais test-drives e eventos de exposição podem desmistificar mitos e mostrar os benefícios reais desses veículos.
Estamos inseridos neste novo mercado de veículos elétricos, mas para alguns, de forma tímida e para outros com um enorme potencial de crescimento.
Fica a ideia de que temos desafios a enfrentar e de diversas soluções a serem desenvolvidas, com criatividade e protagonismo.
Afinal, acreditamos que não se trata, por exemplo, de abandonar o grande diferencial energético que temos no desenvolvimento do etanol, mas sim integrá-lo também a essa nova aparente realidade.
Novidades surgirão, todos os dias, e por isso, mais uma vez, te convidamos a nos acompanhar.
Não vamos esquecer que mundialmente o desafio verdadeiro é energético, os demais serão impactados por ele. Precisamos encará-los com seriedade e determinação.
Mas há um outro, também extremamente importante, e talvez mais importante ainda mundialmente, que é cuidar do meio ambiente, que será impactado pelas soluções do desafio energético.
Apesar disso, o mercado de veículos elétricos no Brasil não para de crescer.
Se esta realidade está mais visível nos principais centros, parece questão de tempo que passe a ser realidade em diversas outras cidades brasileiras.
Uma comparação que talvez seja possível imaginar, é relativo à ampliação da cobertura celular em todo território nacional, que de forma semelhante a disponibilidade de eletropostos, cresceu a medida da necessidade.
Seja como for, vamos explorar aqui estas diversas situações, desafios, oportunidades e soluções.
Acompanhe!
Muito se fala da autonomia dos veículos elétricos, mas é preciso conhecer um pouco dessa…
Que os veículos elétricos vem ganhando as ruas do mundo todo não é novidade para…
Que os primeiros veículos eram elétricos, muito mais populares do que os veículos a gasolina,…
Sair por aí com um veículo elétrico não significa que você vai andar de graça,…
Este texto vai trazer um pouco de como funciona a manutenção dos veículos elétricos, os…
Que tal conhecer um pouco da história do veículo elétrico no Brasil neste século, e…