Os desafios ambientais da energia limpa

Visão crítica

Muitas soluções para geração de energia limpa e desafios climáticos e energéticos são comumente celebradas, mas não estão isentas de impactos.

Antes de mais nada, saiba que existem impactos ambientais nas mais diversas iniciativas, e vamos trazer algumas delas para você conhecer.

Por vezes, é desafiador entender toda essa complexidade relativa aos desafios climáticos e energéticos de nosso planeta, mas é preciso explorar as consequências.

Só assim poderemos buscar caminhos mais sustentáveis.

Enfim, queremos desmistificar a ideia de perfeição que envolve a energia limpa, abordando alguns impactos ambientais associados as tecnologias e soluções atuais.

Eólica – energia limpa

Os investimentos em energia eólica nos últimos anos tiveram rápida ascensão em todo o Brasil.

Contudo, os rotores das eólicas, especialmente nos grandes parques de geração, acabaram por impactar significativamente a fauna local.

Isto porque há barulho produzido pelo movimento das pás eólicas, afetam a vida humana e animal, em áreas rurais os mesmo em matas fechadas.

Veja uma reportagem no YouTube sobre esse impacto clicando aqui.

Consequentemente isso altera o padrão comportamento dos animais e afeta a migração de aves ou mesmo de espécie mais selvagens.

Diversas delas morrem ao se chocar com as pás eólicas. Frequentemente são realizados registros dessas ocorrências, algo que traz um desafio para a conservação da biodiversidade.

Solar – energia limpa

As usinas de geração de energia solar também não ficam de fora das controvérsias ambientais.

Afinal, como são necessárias grandes áreas, a instalação dessas “fazendas solares” pode levar ao desmatamento descontrolado e alteração do uso do solo, trazendo outros impactos aos ecossistemas locais.

Antes de maia nada, é preciso considerar que material utilizado na produção de placas solares, merece atenção.

Não podemos deixar de fora a questão do descarte e/ou reciclagem dos painéis solares quando terminam sua vida útil.

Pois esses diversos materiais podem provocar impactos negativos ao meio ambiente se não forem devidamente tratados.

Hidroeletricidade – energia limpa

Se de cara você imaginou que as hidrelétricas ficariam de fora desse texto numa visão crítica, se enganou.

Embora sejam consideradas uma das principais fomentadoras da energia limpa, especialmente no Brasil, possuem também seus desafios ambientais.

Isto porque a construção de grandes usinas com grandes represas resultam em inundação de grandes áreas.

Isso afeta ecossistemas terrestres e aquáticos, e desloca comunidades, muitas vezes alterando o curso original de rios, o que pode causar efeitos a jusante e a montante do empreendimento.

Linhas de transmissão

Tema que raramente é abordado, é o desmatamento causado pela instalação de linhas de transmissão de energia, e não pode ser ignorado.

É um ponto crítico, e a depender da sua característica (tensão), exige grande desmatamento para criar largos corredores, passando a representar também uma ameaça à fauna local.

Antes de mais nada, as linhas são necessárias para conectar as diversas fontes de energia, e não há o que fazer para evitá-las, pelo menos pensando no sistema interligado brasileiro.

Concluindo

Toda ação humana gera algum tipo de impacto, não há como nós ignorarmos isso.

Precisamos reconhecer todos esses impactos e buscarmos continuamente soluções adequadas.

De forma alguma, isso quer dizer que devemos dar menos importância a necessidade da ampliação de geração de energia, sejam elas renováveis ou não.

Até porque precisamos, é uma necessidade real a ampliação da geração de energia elétrica.

É preciso, no entanto, enfatizar a importância de abordagens adequadas e sustentáveis na implementação e desenvolvimento dos projetos.

Avaliações ambientais rigorosas são necessárias, por mais que possam atrasar alguns projetos, são importantes para o desenvolvimento de bons projetos de geração de energia.

Isto inclui consultas às comunidades locais que são diretamente impactadas. Elas não podem ficar de fora, e tampouco, serem ignoradas.

Por fim, fica a pergunta: precisamos levar mais a sério a necessidade de esforços contínuos para minimizar e/ou mitigar impactos das decisões de investimento?

A resposta a esta pergunta não pode ser outra: claro que sim, se desejamos ter condições futuras promissoras e que garantam um mundo mais limpo.

A sustentabilidade na geração de energia elétrica exigirá cada vez mais, um melhor equilíbrio entre o atendimento às necessidades energéticas e a preservação do meio ambiente.

Contudo, já vivemos essa realidade, mas ainda não cuidados do meio-ambiente como ele precisa ser cuidado.

Se você quer mais informações sobre o assunto e sobre os carros elétricos, não deixe de acompanhar o nosso blog.

Siga-nos também no Instagram. Vamos juntos criar uma comunicade que contribua com um futuro mais verde e limpo.

OBS.: O Blog trata como tema principal os veículos elétricos, e também aborda questões energéticas e impactos que diretamente ou indiretamente são causados por esta iniciativa.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.