Diferença entre as baterias

O principal componente dos veículos elétricos são sem dúvida suas baterias. Você conhece um pouco sobre esse assunto?

Pode parecer tudo igual, que bateria é apenas baterias, mas não é. Você sabia disso?

Anteriormente, já fizemos uma analogia de um carro elétricos versus um telefone celular. Ou seja, o mesmo que vivemos com os celulares, talvez tenhamos que viver agora em relação aos carros elétricos.

Aquelas baterias que tinham pouco duração e necessitavam de carga a todo momento, hoje deram espaço para novas tecnologias com melhor capacidade.

E os veículos elétricos que chegaram ao Brasil apresentam sim diferentes tecnologias, sendo que cada um tem vantagens e limitações, ou seja, características próprias.

Boas baterias são um elemento fundamento para se ter um bom desempenho do veículo, boa autonomia e consequente eficiência.

Chegou a hora de analisar algumas opções disponíveis no mercado brasileiro:

Baterias de Íon-Lítio (Li-ion)

São as baterias mais comuns atualmente para serem utilizados nos veículos elétricos, não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

Já conhecidas pela alta densidade energética que possuem, tal característica significa em outras palavras, mais energia armazenada em um espaço menor (menos peso).

As principais vantagens:

  • Densidade energética
  • Vida útil mais longa
  • Reduzido efeito memória

As principais desvantagens:

  • Maior custo (está sendo reduzido ao longo do tempo, mas ainda alto)
  • Sensibilidade as temperaturas (afetam a duração, vida útil e segurança)

Baterias de Polímero de Lítio (Li-Po)

Elas são bem semelhantes às baterias de íon-lítio.

Trata-se de uma variação que se utiliza um eletrólito polimérico em vez de um líquido (detalhe bem técnico).

Ainda são menos comuns nos veículos elétricos, podendo ser encontrada em alguns modelos.

As principais vantagens:

  • Flexibilidade no design (podem ser moldadas de diferentes formas)
  • Mais seguras

As principais desvantagens:

  • De modo geral possuem menor capacidade energética
  • Custo mais alto

Baterias de Hidreto Metálico de Níquel (NiMH)

São baterias com tecnologia mais antiga, e são menos comum atualmente para utilização nos veículos elétricos.

No entanto, são facilmente encontradas e utilizadas nos veículos híbridos.

Foram as primeiras baterias utilizadas no início dos veículos elétricos.

As principais vantagens:

  • Mais seguras em relação ao superaquecimento
  • Menor efeito memória

As principais desvantagens:

  • Densidade menor energética (mais peso)
  • Menos eficientes

Existe bateria certa?

Claro que o tipo de bateria influencia diretamente a experiência como um todo de pilotar um veículo elétrico.

Afinal, a autonomia, o tempo de recarga e a durabilidade delas como um todo, são fundamentais nesta experiência.

Por mais que devemos considerar tais informações, pouca flexibilidade tempo para “escolher”, pois quem faz isso é a própria montadora.

Mas conhecer um pouco a respeito, pode lhe ajudar a tomada a decisão de compra (ou não) de seu veículo elétrico.

A tecnologia avança a cada dia, e podemos esperar que novas baterias sejam lançadas, oferecendo ainda mais opções aos consumidores brasileiros.

Assim, o cenário dos veículos elétricos no Brasil irá se transformar acompanhando a evolução das baterias, o principal componente de um veículo elétrico.

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