Eficiência energética dos veículos elétricos

Diferenças de eficiência energética – ciclo urbano versus rodoviário

Já tratamos aqui da eficiência dos veículos elétricos, mas ainda há pontos controversos e características que precisam ser esclarecidas.

A primeira delas é sobre a verdadeira eficiência desses veículos a depender de seu uso.

A eficiência pode variar significativamente a depender do tipo de condução a ser realizada e vamos aqui neste texto explorar alguns pontos a respeito.

Eles são importantes para que você tenha mais clareza sobre o tema.

Dinâmica da eficiência energética

Em linhas gerais, a grande eficiência dos veículos elétricos ocorre em ambientes urbanos.

Tal fato se deve principalmente a regeneração da energia durante as freadas em conjunto com a necessidade de velocidades menores.

Ao utilizar um veículo elétrico em trajetos rodoviários, a dinâmica se altera, pois a regeneração é mais rara devido ao menor número de frenagens e velocidades maiores e também mais constantes.

Vejamos 3 influências na autonomia e eficiência a seguir.

Aerodinâmica

A resistência aerodinâmica afeta no consumo mesmo dos veículos a combustão. Não é diferente em relação aos veículos elétricos.

Em velocidades maiores a resistência é maior e cresce de forma exponencial. Isso exige mais energia para manter a velocidade.

E neste ponto que o consumo aumenta, seja de combustível ou da bateria.

Regeneração de energia

A regeneração de energia ocorre em menor escala em velocidades mais altas.

É menos frequente o uso de frenagens quando se compara ao ciclo urbano, onde são feitas paradas frequentes.

Os veículos híbridos ainda conseguem gerenciar melhor o uso do motor a combustão com o uso do motor elétrico, mas isso não ocorre com os veículos elétricos, pois eles dependem exclusivamente das suas baterias.

Ar-condicionado

Os próprios carros com motores a combustão têm consumo mais elevado quando acionado o ar-condicionado.

E para os veículos elétricos a situação não é diferente. Embora haja melhoria na aerodinâmica do carro com os vidros fechados, o uso do ar condicionado exigirá mais das baterias.

Mas não é só isso. As próprias condições climáticas externas irão influenciar a eficiência da bateria, independentemente do uso da ar-condicionado.

Comparativo

Vamos trazer um breve e resumido comparativo da eficiência. Veja:

Um veículo elétrico, rodando em ciclo urbano, pode consumir aproximadamente 15 kWh/100 km.

No entanto, em ciclo rodoviário, o mesmo veículo pode ter consumo de cerca de 20 kWh/100 km.

Obviamente, isto também dependerá do estilo de direção do próprio motorista, sendo bem razoável considerar um consumo energético maior em pelo menos 30% no ciclo rodoviário.

Considerações para melhorar a eficiência energética

Diante desta realidade, pense em:

  • Planejar os trajetos e as viagens: seja cuidadoso, considere a localização dos eletropostos e a autonomia reduzida como tratado aqui;
  • Adotar uma condução mais eficiente: adote uma condução eficiente, procurando manter velocidades mais constantes. O controle de cruzeiro, pode também ajudar a otimizar a eficiência energética em ciclo rodoviário;
  • Garanta a manutenção do veículo: condições ideais, manutenção adequada e calibragem dos pneus, contribuem para a eficiência energética.

Enfim, se você souber como melhor utilizar seu veículo elétrico, melhor será a experiência.

Esses veículos modernos e atuais se propõem a oferecer melhor eficiência, autonomia e sustentabilidade, mas é preciso conhecimento para extrair o melhor deles.

E fica claro que é preciso adotar um estilo de direção diferente, não é a mesma coisa que dirigir um veículo a combustão.

Ainda assim, você poderá sentir muito prazer em dirigir um veículo elétrico, além de poder contribuir para um mundo melhor.

Boa sorte!

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