Já tratamos aqui da eficiência dos veículos elétricos, mas ainda há pontos controversos e características que precisam ser esclarecidas.
A primeira delas é sobre a verdadeira eficiência desses veículos a depender de seu uso.
A eficiência pode variar significativamente a depender do tipo de condução a ser realizada e vamos aqui neste texto explorar alguns pontos a respeito.
Eles são importantes para que você tenha mais clareza sobre o tema.
Em linhas gerais, a grande eficiência dos veículos elétricos ocorre em ambientes urbanos.
Tal fato se deve principalmente a regeneração da energia durante as freadas em conjunto com a necessidade de velocidades menores.
Ao utilizar um veículo elétrico em trajetos rodoviários, a dinâmica se altera, pois a regeneração é mais rara devido ao menor número de frenagens e velocidades maiores e também mais constantes.
Vejamos 3 influências na autonomia e eficiência a seguir.
A resistência aerodinâmica afeta no consumo mesmo dos veículos a combustão. Não é diferente em relação aos veículos elétricos.
Em velocidades maiores a resistência é maior e cresce de forma exponencial. Isso exige mais energia para manter a velocidade.
E neste ponto que o consumo aumenta, seja de combustível ou da bateria.
A regeneração de energia ocorre em menor escala em velocidades mais altas.
É menos frequente o uso de frenagens quando se compara ao ciclo urbano, onde são feitas paradas frequentes.
Os veículos híbridos ainda conseguem gerenciar melhor o uso do motor a combustão com o uso do motor elétrico, mas isso não ocorre com os veículos elétricos, pois eles dependem exclusivamente das suas baterias.
Os próprios carros com motores a combustão têm consumo mais elevado quando acionado o ar-condicionado.
E para os veículos elétricos a situação não é diferente. Embora haja melhoria na aerodinâmica do carro com os vidros fechados, o uso do ar condicionado exigirá mais das baterias.
Mas não é só isso. As próprias condições climáticas externas irão influenciar a eficiência da bateria, independentemente do uso da ar-condicionado.
Vamos trazer um breve e resumido comparativo da eficiência. Veja:
Um veículo elétrico, rodando em ciclo urbano, pode consumir aproximadamente 15 kWh/100 km.
No entanto, em ciclo rodoviário, o mesmo veículo pode ter consumo de cerca de 20 kWh/100 km.
Obviamente, isto também dependerá do estilo de direção do próprio motorista, sendo bem razoável considerar um consumo energético maior em pelo menos 30% no ciclo rodoviário.
Diante desta realidade, pense em:
Enfim, se você souber como melhor utilizar seu veículo elétrico, melhor será a experiência.
Esses veículos modernos e atuais se propõem a oferecer melhor eficiência, autonomia e sustentabilidade, mas é preciso conhecimento para extrair o melhor deles.
E fica claro que é preciso adotar um estilo de direção diferente, não é a mesma coisa que dirigir um veículo a combustão.
Ainda assim, você poderá sentir muito prazer em dirigir um veículo elétrico, além de poder contribuir para um mundo melhor.
Boa sorte!
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