Que tal conhecer um pouco da história do veículo elétrico no Brasil neste século, e conhecer o Itaipu?
É relativamente bem recente todo esse bafafá sobre os veículos elétricos no Brasil, mas o que pouca gente sabe, é que já teve muita coisa desenvolvida aqui, nos últimos 15 anos.
Mas antes disso, tem toda a história da Gurgel, que lançou o veículo Itaipu. Veja…
Itaipu
Talvez você nunca tenha ouvido falar em Gurgel, uma montadora 100% brasileira que fabricou o Itaipu na década de 70.
Um veículo elétrico bem compacto, que tinha sido batizado em homenagem a conhecida hidrelétrica de Itaipu.
Ele era bem simples e sua autonomia era bastante limitada, mas não deixou de ser um marco, mostrando que isso seria o futuro.
Mas, sem incentivos, sem apoio e sem o mercado acreditar nesta direção, a iniciativa não teve sucesso.
Leia aqui neste link mais a respeito: Gurgel Itaipu.
CPFL e Fiat
Essas duas grandes empresas, lançaram um projeto pioneiro para analisar a viabilidade dos veículos elétricos.
O carro desenvolvido foi um Fiat Palio Weekend, com motorização elétrica.
Foi uma iniciativa interessante sob o ponto de vista de testar a eficácia dos veículos nas condições brasileiras e também avaliar as implicações, principalmente em relação a infraestrutura necessária.
A própria CPFL desenvolveu um outro projeto de veículo elétrico nacional que chegou a ser utilizado pelos correios. Saiba mais clicando aqui.
Ah, e não podemos deixar também de destacar a importação que a própria CPFL realizou o Think, um veículo elétrico que também foi testado pela sua equipe. Veja mais clicando aqui.
Itaipu e Fiat
A Usina Binacional, também não ficou de fora e se aventurou para avaliar as iniciativas de protótipos como o Pálio Elétrico.
Uma iniciativa que demonstrou o compromisso de Itaipu com a sustentabilidade e inovação.
Leia mais a respeito clicando a seguir: Palio Weekend Elétrica.
A importância disso tudo
Conhecer um pouco mais dessa história toda, alguns detalhes destas iniciativas demonstram que tivemos oportunidade de se destacar ainda mais neste universo sustentável.
Fica claro que se a princípio pode parecer que não houve sucesso, por outro lado, podemos acreditar que os passos dados no passado contribuíram significativamente para o momento atual.
Ter um pensamento verde, ideias e compromissos com a sustentabilidade são importantes e fundamentais para um futuro melhor.
E as empresas que investiram nisso, tiveram acesso a informações estratégicas importantes, permitindo que pudessem inclusive introduzir outras iniciativas dentro de seus planejamentos estratégicos.
Não somos apenas um participante dessa nova jornada de sustentabilidade, mas sim um participante ativo que busca de ações e oportunidades.
Infelizmente os incentivos e a legislação talvez não tenham contribuído suficientemente, caso contrário poderíamos ter uma realidade ainda mais positiva.
E tudo isso serve também para analisarmos o que não podemos deixar de fazer, buscando melhor condições e iniciativas assertivas para nos destacarmos ainda mais mundialmente.
É simples e curta a história que contamos aqui, mas aos poucos traremos mais a respeito.
Tem muita coisa para garimpar, seja curiosidades, informações, dicas e muito mais. Acompanhe aqui conosco!