Autonomia dos veículos elétricos com Ar-condicionado
A chegada dos veículos elétricos traz uma evolução importante no setor de mobilidade, prometendo um mundo mais verde.
Entretanto, diversos fatores influenciar o desempenho e autonomia desses veículos, como por exemplo, o Ar-condicionado.
Ele é um dos fatores mais relevantes, e não pode ser ignorado de jeito nenhum.
Neste texto, vamos mais uma vez explorar como ele (Ar-condicionado) afeta diretamente e economia e autonomia dos veículos elétricos.
Eficiência energética menor!?
O primeiro ponto é sobre o Ar-condicionado, que afeta a duração das baterias dos veículos elétricos, e nos veículos tradicionais aumenta o consumo de combustível (o que não é novidade).
Os veículos a combustão, ainda conseguem se aproveitar do calor gerado na combustão e atrito do motor, enquanto num veículo elétrico, o Ar-condicionado usa unicamente a energia da sua própria bateria.
E vamos já imaginar, como é no verão! Sabemos que o uso é mais frequente, pois vivemos num País tropical e isso trará um consumo adicional para os veículos elétricos.
Utilizando parte da energia das baterias para alimentar o compressor do Ar-condicionado, haverá naturalmente uma redução da energia disponível para locomover o veículo.
Mensurando o impacto do Ar-condicionado
Alguns dados de fabricantes indicam que a autonomia pode ser reduzida entre 10% e 25%.
Claro que tudo dependerá também de outras condições externas também, a própria configuração de carga do veículo e o perfil e estilo do motorista.
Vejamos alguns pontos importantes:
- Temperatura: quanto maior estiver a temperatura externa, ou ainda, quanto maior for a diferença entre a temperatura externa e a deseja internamente, maior será o consumo do sistema de Ar-condicionado;
- Carga: quanto mais pessoas estiverem dentro do carro, além da temperatura corporal de cada um, maior será o peso a ser deslocado. Esta combinação, reduzirá a autonomia das baterias;
- Perfil e estilo: cada motorista tem seu próprio estilo de pilotagem, e um estilo mais agressivo pode reduzir drasticamente a autonomia da bateria. Em conjunto com o Ar-condicionado ligado, exerce influência semelhante ao item anterior.
Como minimizar o impacto
Existem algumas estratégias que podem ser adotadas para minimizar o impacto:
- Pré condicionamento: utilize um tipo de pré condicionamento do veículo, ou seja, enquanto ele ainda está conectado ao carregador, ligue o sistema. Isso pode ajudar bastante a melhorar a temperatura sem o uso ainda da energia da bateria;
- Não abuse: ajuste a temperatura a uma condição confortável, sem exageros, e utilize o recurso de recirculação de ar interno para otimizar;
- Manutenção: não se esqueça, uma boa manutenção e limpeza do sistema, contribuirá de forma direta na temperatura.
Em resumo
Enquanto estávamos apenas preocupados com o consumo de combustível, talvez a elevação do próprio consumo não incomodava tanto em pró do conforto.
Mas nos veículos elétricos, essa história é um pouco diferente, pois não é só o consumo da bateria, mas o tempo que você terá que dispender para carregar a bateria e a autonomia que terá disponível.
É importante compreender este impacto e ser inteligente para reduzi-lo, aumentando a eficiência energética e redução do consumo da bateria.
Podemos esperar melhoria com a evolução tecnológica, mas não precisamos depender disso nos dias atuais para fazer bom uso de um veículo elétrico.
Queremos tonar simples a decisão de compra de um veículo elétrico, trazendo informações e detalhes que podem contribuir significativamente.
Já temos diversos textos publicados e convidamos você e acessá-los e comentar. Compartilhe sua opinião conosco!
Boa sorte! Nos acompanhe também no Instagram.