Volvo
O título deste Post traz a principal ideia que vem sendo trabalhada pela Volvo, uma marca de veículos que preza pela segurança, qualidade e inovação.
A Volvo deu início a esta trajetória para buscar ser líder, não apenas com a ideia de mudar de tecnologia, mas principalmente com base no compromisso de um futuro mais sustentável.
Que tal conhecer esse caminho traçado pela Volvo sobre o futuro da mobilidade.
Futuro elétrico
O primeiro compromisso assumido pela Volvo foi bem interessante.
Sua promessa foi de que a partir de 2019, os novos modelos lançados teriam sempre uma opção elétrica.
Assim, desenvolveu um plano concreto para garantir que a eletrificação de seus modelos estivesse integrados com a estratégia dos produtos da empresa.
Primeiros passos
Mas as iniciativas do Volvo começaram antes dessa promessa.
Ela introduziu modelos híbridos plug-in no mercado. O modelo Volvo XC90 T8 foi um deles.
A combinação do motor a combustão com o motor elétrico, um bem eficiente e outro bem potente, ofereceu aos consumidores uma oferta de transição que não comprometia o desempenho e nem tampouco a utilidade.
Acelerando a eletrificação
No ano de 2017, a Volvo teve uma iniciativa interessante.
Ela revelou uma submarca chamada Polestar, objetivando focar em veículos de alto desempenho elétricos.
Esta iniciativa, além de simbolizar o compromisso da Volvo como o projeto de eletrificação de seus veículos, demonstrou ao mercado que a performance pode sim ser aprimorada por meio da tecnologia dos motores elétricos.
Visão para 2030
Sua visão para o ano de 2030 é bem ousada.
Ela quer se tornar uma fabricante exclusivamente de carros elétricos.
Mais uma vez, demonstra seu compromisso sustentável e sua visão e alinhamento com as metas globais de redução de emissões.
Tecnologia e sustentabilidade
Seu DNA é a produção de carros com desempenho e eficiência.
Não é diferente para os veículos elétricos, mas agora também levando em consideração a sustentabilidade.
O uso de materiais recicláveis e materiais renováveis também estão dentro dessa sua política sustentável, demonstrando não ser apenas em relação a eletrificação dos veículos seu movimento sustentável, mas uma visão holística.
Desafios e oportunidades
Já falamos que essa transição do mundo automotivo traz outros diversos desafios significativos.
Isto inclui o desenvolvimento e implantação de toda uma infraestrutura de recarga dos veículos (eletropostos), a garantir de uma cadeia de fornecimento sustentável para as baterias e uma adaptação das redes de concessionárias e serviços.
Mas a empresa vê isso como oportunidades para inovar e assumir o papel de liderança nesta nova era da mobilidade elétrica.
Mais uma vez, essa trajetória marca o compromisso da empresa com um futuro mais limpo e sustentável.
Ao mesmo tempo, ela não segue apenas uma tendência, ela busca redefinir o significa ser uma montadora de veículos no século 21.
Se você é um entusiasta de automóveis, essa jornada é uma grande demonstração de como a tradição e a inovação podem se unir para criação de um futuro melhor e mais verde.
Agora, quer saber mais sobre os veículos elétricos? Acompanhe diariamente o nosso Blog.