Um protagonista sustentável na transição energética do Brasil

Etanol

Estamos vivenciando um momento em busca de uma matriz automotiva mais verde, e neste sentido, o etanol não pode ser deixado de lado.

Ele se destaca por ser um importante protagonista energético que vem contribuindo para nosso planeta mais verde.

E neste ponto, o Brasil se destaca por produzir em alta escala esse importante protagonista.

Trata-se de um produto, no Brasil, derivado principalmente da cana-de-açúcar, que vem sendo utilizado desde o final da década de 70, início da década de 80.

Considerando a infraestrutura brasileira para recarga dos veículos elétricos ainda em ampliação, o etanol, neste cenário da transição energética, assume um papel importante.

Neste texto, destacamos a importância e os desafios do etanol na transição dos veículos a combustão para os 100% elétricos.

A Importância do Etanol

Um dos primeiros pontos, é sobre a redução das emissões de gases poluentes deste incrível biocombustível.

Sua queima emite uma quantidade menor de gases de efeito estufa quando é comparada as emissões da queima da gasolina.

Além disso, é importante conhecer e considerar o ciclo de vida do etanol, desde a plantação até o consumo final, para cálculo do efeito poluente.

Um outro ponto a considerar é o estágio brasileiro em relação a esse produto.

Como o País começou o desenvolvimento do etanol já há muito tempo, possui uma vasta infraestrutura, incluindo a produção, distribuição e abastecimento (e estoques).

Naturalmente isso é fruto do alto investimento realizado no setor há décadas passadas, o que torna hoje o combustível mais acessível.

Assim, esse combustível verde se posiciona num degrau intermediário da transição energética mundial.

Na década de 90, surgiram os veículos com tecnologia bicombustível.

Esses veículos podem tanto funcionar com gasolina ou etanol, e hoje no Brasil, praticamente só são fabricados carros com tais motores.

Essa condição possibilita ao consumidor, sob o ponto de vista financeiro, escolher o combustível que considere mais vantajoso em relação a preços.

Mas existem muitas pessoas que não olham para o preço, preferem adotar e adotam uma postura ecológica, consumindo apenas esse combustível verde.

Desafios e Perspectivas para o Etanol

No entanto, do ponto de vista da eficiência energética, o etanol possui o que se chama de “densidade energética” menor quando comparado a gasolina.

Assim, a autonomia é menor por litro.

A consequência é o desafio no desenvolvimento de motores mais eficientes e também a melhoria no processo de produção do próprio etanol.

Em especial em 2024, os motores bicombustíveis no Brasil começam a ver os veículos elétricos como competidores para um mundo ecologicamente mais sustentável.

E, naturalmente, à medida que os VE’s avançam, o etanol se vê com o desafio de se manter relevante e sendo uma solução de longo prazo.

Já existem veículos elétricos que são abastecidos por motores a combustão. Isso mesmo, existem carros que tem motor a combustão apenas para recarregar as baterias.

Mas isso é assunto para um outro Post, bem mais específico e detalhado.

Mas é preciso também atenção no quesito sustentabilidade da produção de cana de açúcar e etanol, visando garantir práticas agrícolas adequadas, conter o desmatamento, e garantir o uso responsável do solo e da água.

Pra fechar…

O etanol não marca apenas a iniciativa brasileira de desenvolvimento no passado.

Ele tem sim grande potencial de participar ativamente na matriz de transição para um futuro veicular mais limpo.

Não se pode deixar de lado a integração dele à evolução dos veículos elétricos e híbridos.

E temos, no Brasil um modelo diferenciado dessa transição energética, que pode integrar tantos as nossas competências no agronegócio, como também as de tecnologia.

Como isso, o etanol pode não só acompanhar, mas também protagonizar essa jornada rumo a um horizonte mais verde e inovador no setor automotivo.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.