Carros híbridos
Existe aparentemente uma crescente conscientização sobre as questões ambientais, mas ainda muito aquém do que o Planeta precisa.
A evolução das tecnologias dos veículos tem trazido mudanças significativas, em especial voltada para a eletrificação dos carros.
Considerando este contexto, não podemos deixar de lado os carros híbridos.
Eles surgem como também uma solução ou melhoria ambiental necessária, posicionando-se de forma intermediária entre os atuais veículos a combustão e àqueles totalmente elétricos.
Queremos destacar aqui, algumas perspectivas importantes que envolvem os veículos híbridos.
Primeiramente, avaliando seus papéis como facilitadores e encurtadores de decisão, em especial, para àqueles que ainda tem receio da adoção dos veículos 100% elétricos.
Exercendo o papel de facilitadores
Desta forma, vamos analisar 3 importantes tópicos:
O primeiro deles é a respeito da redução de emissões.
Os veículos híbridos ao combinarem motor a combustão com 1 ou mais motores elétricos, se propõe a serem um redutor das emissões de gases poluentes. Isto é reforçado ainda mais, se o combustível do motor a combustão for o etanol por exemplo.
Leia também um Post que fizemos sobre a “ansiedade de alcance” e outro Post sobre a comparação entre os veículos híbridos e elétricos.
O próximo item pode ser sobre a familiaridade e conveniência de adoção deste tipo de veículo.
Qualquer mudança pode ser bem desafiadora para a grande maioria das pessoas, e mudar de um motor a combustão para um motor elétrico pode ser mais difícil para alguns motoristas. Neste sentido, os veículos híbridos oferecem a opção de uma escolha sem grandes alterações no tipo de condução, pois são similares aos veículos convencionais a combustão.
A vantagem: mais eficiência energética, com menor dependência de combustíveis e, em alguns casos, ausência da necessidade de pontos de recarga.
Por fim, cada vez mais as pessoas estão sendo atraídas pela inovação.
Do mesmo modo que os veículos elétricos (VE’s), os veículos híbridos trazem além de tecnologias menos poluentes, carros mais modernos, eficientes e tecnológicos como um todo.
São verdadeiras obras tecnológicas que encantam muitos consumidores.
Alguns empecilhos
Como tudo, há sim empecilhos. Vamos a alguns deles:
Investir na compra de um veículo cuja tecnologia pode ser considerada transitória, pode atrasar o desenvolvimento e modernização dos veículos elétricos, podendo acarretar e uma redução de poluição menor do que o desejado.
São veículos mais complexos e a manutenção pode gerar custos maiores ao longo do tempo. Isto porque são sistemas múltiplos de motorização, requerendo também especialização maior e mais cara para manutenções.
Há ainda pensamentos e visões sobre os impactos considerando-os ambíguos. Pois apesar de emitirem menos gases poluentes, eles ainda dependem de combustíveis, muitas vezes, combustíveis fósseis. Ou seja, não eliminam 100% as emissões.
O futuro dos carros híbridos
O que o futuro reserva é sempre um exercício de futurologia.
Mas sabemos que muita coisa dependerá dos avanços tecnológicos e das políticas governamentais.
Naturalmente, também será preciso se adaptar as mudanças dos consumidores e desenvolver continuamente a infraestrutura.
Isto porque, talvez não seja suficiente falar apenas em eletropostos para os veículos elétricos, mas também, pontos de reabastecimento de hidrogênio. Veja nosso outro Post sobre o assunto.
Quem já tem um carro híbrido dificilmente pensa em voltar a ter carro puramente a combustão, pois já percebeu benefícios.
Mas talvez, esses consumidores já estejam pensando na troca por um veículo 100% elétrico.
Em casos assim, a afirmação que veículos híbridos são veículos de transição, é reforçada ainda mais.
Nada impede, no entanto, que transições sejam feitas de forma direta, ou seja, a troca de um veículo a combustão por um veículo elétrico.
Não sabemos o que você acha disso, mas de uma forma ou de outra, os veículos híbridos já desempenham um papel importante da redução das emissões.
Vamos acompanhar para poder contribuir contigo na formação de sua opinião a respeito.
Acompanhe nosso Blog e atravesse essa ponte tecnológica para um mundo mais verde.