Motivos para hesitar na compra de um carro elétrico

Carro elétrico

Os carros elétricos já ganharam seu próprio espaço nas ruas brasileiras e no mundo, trazendo a ideia de eficiência e sustentabilidade.

No entanto, há ainda muitas objeções que afastam consumidores da compra de um VE’s.

Que tal explorar alguns dos principais motivos pelos quais os consumidores hesitam e pensam duas vezes antes da compra de um carro elétrico?

Alto custo inicial

O preço é um dos principais motivos que afastam os consumidores.

Em comparação com os veículos tradicionais a combustão, eles têm um preço mais alto.

E sendo mais caro, podem estar além das possibilidades de aquisição para muitos, mesmo que se considere eventual economia a longo prazo com combustíveis e manutenções.

Ansiedade de alcance

Esse é um medo que para muitos é real.

Ou seja, ficar sem carga na bateria e não saber onde recarregar as baterias de seu carro.

Mesmo considerando que a autonomia das baterias evoluiu nos últimos anos e devem continuar a evoluir, talvez esse seja um fator decisivo em adiar a compra.

Leia sobre isso neste Post do nosso Blog.

Pontos de recarga

Só de ficar imaginando onde tem pontos de recarga, os chamados eletropostos, dúvidas surgem.

Embora a rede de recarga vem aumentando e segundo o Google (pesquisa aqui) já são mais de 4,6 mil pontos no Brasil, muitos consumidores ainda não se sentem confortáveis e seguros.

Em áreas mais afastadas então, nem se fale. Mas é possível instalar um carregador na própria casa, sítio ou fazenda.

No entanto, nem isso parece suficiente, explicamos a seguir.

Tempo de recarga

Nem a possibilidade de instalação de pontos de recarga na própria residência atrai alguns consumidores.

Isto porque estes tipos de recarga são mais lentos e levará muito tempo até você ter as baterias 100% carregadas.

De modo geral, o tempo de recarga, mesmo em outros tipos de eletropostos, afastam muitos consumidores.

Opções restritas

Ainda não temos muitas opções de carros elétricos que chama atenção dos consumidores.

De fato, mais de 50 modelos já estão disponíveis para os brasileiros (clique aqui para saber), mas suas características e preços afastam os consumidores.

Assim, de acordo com o perfil do brasileiro, as opções são limitadas.

Falta de informação

Existem informações a favor do carro elétrico e contra ele.

Tudo isso causa uma confusão na mente do consumidor, e consequentemente afasta ele da compra.

Não se pode deixar de lado a familiaridade dos interessados com tecnologia. Que não se sente um peixe fora d’agua tem mais chances de compra.

Por fim, fica a dúvida quanto ao valor de revenda. Veja mais sobre esse assunto em outro Post do Blog.

Quebras de objeções

Veja a seguir uma tabela que preparamos para “tentar” quebrar suas objeções:

ObjeçãoQuebra de Objeção
Alto custo inicialIncentivos governamentais, economia em combustível e manutenção, e opções de financiamento podem reduzir o impacto financeiro.
Ansiedade de alcanceA autonomia dos VEs está aumentando, e planejar rotas com eletropostos pode aliviar essa preocupação.
Infraestrutura de recargaA rede de recarga está em expansão, e a instalação de carregadores domésticos é uma solução viável para muitos.
Tempo de recargaCarregadores rápidos estão se tornando mais comuns, e a recarga noturna em casa é conveniente e eficiente.
Opções de modelosO número de modelos disponíveis está crescendo, abrangendo diversas categorias e preferências.
Desconhecimento e desconfiançaEducação, test drives e o aumento da visibilidade dos VEs podem aumentar a confiança na tecnologia.
Tabela de quebra de objeções

Devemos reconhecer que há razões razoáveis para hesitar na compra de um carro elétrico.

Mas muitas dessas objeções podem ser superadas com a evolução da tecnologia, infraestrutura e informação ao consumidor.

Criamos esse Blog justamente para te auxiliar e trazer clareza sobre os assuntos relacionados aos VE’s.

Mas no final, acreditamos que sua decisão depende de fatores tais como: prioridade, necessidade, capital e interesse.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.